Dicas e instruções

O que é uma DAW? | O básico

DAW significa Digital Audio Workstation, um tipo de programa de software (ou, menos comumente, uma unidade de hardware) para gravação, mixagem, edição e processamento de áudio digital. As DAWs comuns incluem Ableton Live, Pro Tools, Logic, GarageBand, Audacity e Reaper.

Recursos

Embora cada programa tenha seu próprio layout e recursos exclusivos, todas as DAWs são capazes de gravar áudio digital, editá-lo e processá-lo e misturar várias faixas. A maioria das DAWs também incorpora a funcionalidade MIDI, permitindo que as notas sejam programadas ou reproduzidas via controlador MIDI para controlar instrumentos virtuais como sintetizadores. Os plugins também são um recurso importante das DAWs, fazendo de tudo, desde simples equalização e compactação até modelagem de amplificadores antigos.

Escolhendo uma DAW

Uma série de opções diferentes está disponível, cada uma adequada para um tipo diferente de usuário. Seu orçamento, habilidade técnica e necessidades determinarão qual é a melhor para sua situação.

Programas gratuitos

Banda de garagem

Embora o Reaper, o Audacity, o Cakewalk e o GarageBand sejam facilmente acessíveis, cada um possui suas próprias vantagens e desvantagens. O GarageBand é intuitivo e fácil de aprender, por exemplo, mas está disponível apenas para usuários de Mac. O Audacity e o Reaper são aplicativos de plataforma cruzada e de código aberto, o primeiro apresentando uma interface simples, mas primitiva, e o último apresentando profunda personalização para usuários avançados. Cakewalk (anteriormente SONAR) foi lançado recentemente de graça após a aquisição da BandLab no início do ano.

Padrões industriais

Avid Pro Tools

Programas Especiais

Ableton Live 10 Standard

Algumas DAWs adotam uma abordagem diferente, oferecendo recursos exclusivos para tarefas especializadas. Por exemplo, o suporte a vídeo do Nuendo e o roteamento flexível de som surround o tornam a melhor opção para projetos complexos de filmes, o Adobe Audition sincroniza-se com o pacote de software Creative Cloud da Adobe e é adequado para especialistas que não são de áudio, e o Ableton Live possui uma interface baseada em loop que é não apenas capaz de gravar e sequenciar músicas, mas também se destaca na performance ao vivo.

Mais DAWs especializadas

Propellerhead Reason 10

Existem vários programas pagos de alta qualidade por vários desenvolvedores, cada um ligeiramente diferente, mas que se enquadram em dois grupos principais: o Studio One e o Digital Performer são capazes, DAWs para todos os fins, geralmente incluídas em interfaces de áudio, enquanto o Reason, Cubase e FL Studio (anteriormente Fruity Loops) são excelentes no manuseio de MIDI e são ótimos para música eletrônica, design de som e criação de batidas.

Como usar uma DAW

Após instalar o software de sua escolha e atualizar todos os drivers necessários, você precisará atribuir entradas e saídas para gravação e reprodução (selecionadas na placa de som ou na interface de áudio). Em seguida, crie uma ou mais faixas. Cada faixa pode gravar e reproduzir áudio, mas você precisará de várias faixas para instrumentos de camadas ou gravação multipista.

Depois de gravar o áudio em suas faixas, você pode editar com ferramentas como cortar, copiar e colar na visualização de edição, alterar níveis e panorâmica na visualização de mixagem e aplicar plug-ins e processamento. Por fim, você rejeitará ou renderizará seu projeto para criar um novo arquivo de áudio de sua mixagem.

Espero ter ajudado.

Postagens relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.