Dicas e instruções

O que faz um patchbay? | O básico

Um patchbay permite que várias peças de equipamento de áudio sejam facilmente conectadas em diferentes combinações. As entradas e saídas das entradas de microfone, pré-amplificadores, console de mixagem, equipamento externo e interfaces de áudio de um estúdio podem ser conectadas à parte traseira de um patchbay remendado em qualquer ordem com pequenos cabos de remendo no painel frontal.

A História dos Patchbays

Patchbays originados em estações de comutação telefônica, onde os operadores conectavam manualmente linhas telefônicas analógicas por meio de cabos de patch em um grande painel de tomadas.De fato, o conector mini-TRS usado em muitos cabos de conexão ainda é chamado de conector telefônico minúsculo. Quando os estúdios de gravação começaram a incorporar cada vez mais equipamentos, os patchbays foram adotados como uma maneira de facilitar as conexões.

Behringer Ultrapatch Pro PX2000 Patchbay de 48 pontos

Tipos de Patchbays

Os patchbays vêm com quantidades e tipos variados de conexões e são adequados para diferentes tarefas.As conexões traseiras podem ser desde conectores XLR e TRS comuns a pontos de solda sem fio ou conectores D-sub multicanal. As tomadas do painel frontal são geralmente tamanhos TRS ou Tiny Telephone de inch de polegada, mas existem outros tipos também. Existe até um patchbay digital que faz todas as suas conexões internamente, controladas por software.

ART P16 XLR Patchbay

Normalização de conexões

Um recurso importante dos patchbays é a capacidade de conectar permanentemente o equipamento, de modo que um patch só é necessário quando é necessário um roteamento diferente (por exemplo: uma linha de microfone normalled para um canal do console que pode ser roteado para um pré-amplificador externo). Isso é feito através de conexões internas, das quais existem vários tipos:

Boredbrain Music Patchulator 8000
8 canais Mini Patchbay
  • Totalmente Normalled significa que um conector de saída é roteado automaticamente para a entrada correspondente abaixo. A conexão é interrompida se um cabo for inserido em qualquer conector.
  • As conexões semi-normalled vinculam pontos de correção da mesma forma que quando normalled, exceto que a conexão permanece intacta quando um cabo é inserido na saída. Isso permite que um sinal seja dividido e enviado para dois destinos.
  • Mults (multiplicadores de sinal) são grupos de tomadas conectadas que permitem que um sinal seja dividido e enviado para vários locais simultaneamente. A intensidade do sinal analógico é reduzida a cada divisão, no entanto, exigindo mais amplificação posteriormente.

Postagens relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.